Ao passo que a estiagem vai afastando as chuvas e reduzindo a quantidade de água armazenada no Reservatório de Sobradinho, hoje com 24,39% volume útil, o sol segue a pino no Vale do São Francisco. Detentores de sistemas fotovoltaicos de geração energética apontaram o mês de Setembro como o melhor, em todo o ano, para captação da radiação solar.
De uma maneira geral, Petrolina, Juazeiro e região costumam trazer rápido retorno no investimento em energia solar. Estudos apontam que a cidade possui mais de 250 dias de céu limpo no ano e cerca 3 mil horas de sol ao longo de 12 meses. Na primavera, a estrela maior da Via Láctea nasce antes de o relógio marcar 6h e segue forte por mais de 12h. Dados da Universidade Federal do Vale do São Francisco apontam que a radiação média global chega a picos de 25,1MJ/m² no dia – contra uma média de 14 MJ/m² no restante do Nordeste.
De acordo com o Operador Nacional do sistema Elétrico (ONS), no último dia 13/09, foi registrado recorde de geração instantânea (no pico) em todo a macrorregião. A geração solar instantânea no pico chegou a 722 MW às 10 horas e 52 minutos, com fator de capacidade de 86%. O último recorde tinha acontecido no dia 11/09, quando foram produzidos 710 MW às 9h57min.
Atuando como correspondente bancária em Petrolina, Juazeiro e região, a Sanpower Energia Solar ajuda o consumidor a aproveitar ao máximo essa fonte renovável. Desde setembro, passou a oferecer novas taxas para financiamento dos sistemas fotovoltaicos, que agora partem de 0,99% ao mês (sujeito a aprovação) e prazo de até 60 meses para quitar o montante.
“Isso significa que o valor da parcela ficará muito mais barata. Em alguns casos, o valor fica até inferior ao que o consumidor paga atualmente à Celpe ou Coelba. Ou seja: o cliente passa 4 ou 5 anos pagando o financiamento com a economia feita na conta de luz, como se nada tivesse mudado. Depois disso, gera energia limpa e renovável por mais 25 anos e custeia apenas a taxa mínima da concessionária. Em Pernambuco, isso varia entre R$ 18 e R$ 85 na tarifa vermelha, entre sistemas monofásicos e trifásicos”, explica o sócio-proprietário da Sanpower, Alysson Farias.
Leia mais:
Professor de Petrolina relata 95% de economia na conta de luz com energia solar
Sanpower lança linhas de financiamento de energia solar com parcelas equiparadas à conta de luz
“Conquistei mais qualidade de vida com energia solar”, diz médico de Petrolina
Constantes aumentos na conta de luz reforçam benefícios da energia solar